Como fotografar pessoas?

Olá pessoal, hoje as dicas são muitos legais. O Studio F4 apresenta algumas dicas bem legais na hora de fotografar pessoas.

Quando pensamos em fotografar pessoas, nosso objetivo é sempre deixá-las mais bonitas. Fotografar é sempre um desafio, mas fotografar indivíduos é muito mais.

Diferente de tudo que costumamos fotografar, na maioria das ocasiões, o fotografado não sabe o que fazer para ajudar na estética da imagem. Um profissional da moda contribui tanto quanto o fotógrafo para a beleza do que será capturado.

Não que seja necessário ser um profissional para tirar fotos bonitas e de qualidade, porém o ideal é conhecer alguns conceitos essenciais sobre fotografia. Seguem algumas dicas que ajudarão na arte de fotografar pessoas.

1. O motivo principal é a pessoa, por isso não tenha medo de chegar perto.

Quando fotografar pessoas, não se esqueça que o motivo principal é a pessoa, por isso não tenha medo de chegar perto. As câmeras mais simples, principalmente as compactas vem com grande angulares, ou seja, captam um ângulo bem grande, e pra dar destaque à pessoa muitas vezes é necessário chegar mais próximo, mas cuidado com a distorção!

2. Preste atenção no fundo da foto, principalmente quando fotografar pessoas.

Preste atenção em toda composição da foto, apesar do fundo não ser o destaque, é importante ter um legal, de preferência desfocado pra não chamar atenção e aí se for colorido, melhor.

3. Use zoom para pessoas comuns.

Uma das coisas que aprendi na prática do estúdio e que é extremamente útil em qualquer situação é que pessoas comuns geralmente não ficam tão à vontade na frente das lentes, nesses casos ter uma zoom pode ajudar o “modelo” ficar menos tenso. Qualquer mortal e isso inclui algumas modelos, ficam nervosas com uma pessoa estranha a alguns centímetros do seu rosto. Pra enquadrar pessoas com grande angulares você precisa estar muito próximo, nunca encontrei ninguém que ficasse confortável ou não se desculpasse por suas imperfeições, por isso evite!

4. Dirija a foto!

Outro mito é que você não precisa dirigir o fotografado. Dirija! É bobagem achar que a pessoa sabe que cara que está fazendo, por isso é muito importante você dirigir a pessoa dizendo sorria mais, menos, vire o rosto, estique o corpo. São detalhes que farão uma enorme diferença. Eu particularmente não gosto de ser fotografada e não existe a mais pálida possibilidade de lembrar de alguma regra ou dica que exerço quando estou na frente da lente, por isso incentivo o máximo a pessoa me dirigir, geralmente gosto mais do resultado.

5. Seja confiante!

E passe confiança, quando tirar uma foto que realmente tenha gostado, mostre à pessoa e elogie os pontos fortes do fotografado, quanto mais confiante a pessoa ficar, melhor sairão as fotos.

6. Treine algumas poses.

Não se preocupe de repetir a foto algumas vezes até que você goste do resultado, por isso treine algumas poses e enquadramentos para sugerir na hora. Um truque que sempre utilizei com sucesso é que quando o fotografado não sai tão bem por algum motivo que te escapou, e você sabe que ele vai olhar e não vai gostar, eu simplesmente digo que ele piscou exatamente na hora! Aí é só deletar, e fazer de novo, confesso que já usei isso até 4 vezes numa única foto, mais que isso acho que vão desconfiar. Ah, e às vezes acontece de verdade você ter que refazer porque tem pessoas que piscam repetidamente na hora da foto.

 7. Foco nos olhos

Concentre a atenção da foto para os olhos do fotografado. Deixar os olhos marcantes na foto é essencial, principalmente em mulheres. Quando os olhos são focados de maneira correta, causa a impressão de que a foto inteira está ótima. Uma boa dica é configurar a sua câmera na área de foco única, escolhendo o local desejado saia destacado.

8. Verifique se alguém piscou.

Em fotos de grupos, geralmente um pisca ou acaba saindo ruim por algum motivo, a dica é tirar duas fotos seguidas (no caso de piscadas indesejadas) e pedir pro grupo não se desfazer enquanto você verifica a foto, assim fica mais fácil repetir pra todos saírem bem.

9. Ângulo e posição

O ângulo é fundamental para fotografias belas e de qualidade.  Atente-se para esse fato. Um exemplo de sua importância pode ser visto em uma imagem capturada por um fotógrafo em um desnível em relação à altura de seu fotografado.  Fotos tiradas de um ângulo mais alto causam a impressão de que as pessoas estão muito baixas e quando as fotos são tiradas de um nível muito baixo, causa o efeito de que a pessoa está muito alta e muito próxima ao teto. No caso de fotografia de crianças, é importante abaixar-se.

10. Enquadramento da imagem

Ao fotografar pessoas é importante não cortar partes do corpo como os pés, mãos, cabeça, por exemplo.  Utilize técnicas que possibilitam criar o enquadramento, destacando as partes do corpo que desejar capturar.

a. Plano detalhe: o destaque são as partes do rosto (boca, olhos e nariz);

b. Grande Plano: técnica que possibilita que todo o rosto seja destaque na fotografia;

c. Plano próximo: enquadramento onde a pessoa é fotografada a partir da altura da cintura;

d. Plano médio: O destaque da fotografia é o tronco no enquadramento da imagem.

11. Seja gentil com o fotografado.

Deixe o fotografado se arrumar se quiser antes da foto, isso acontece normalmente no caso de mulheres, né? Mas não custa deixá-las passar um batom, arrumar o cabelo e endireitar a roupa.

12. Produza!

Ajude o fotografado com acessórios ou dicas de poses. É sempre bom ser conhecido como o cara que deixa todo mundo lindo antes da foto. Lembre-se que fotografar pessoas é uma arte.

13. Melhore a foto com um tratamento de imagem.

Não precisa transformar a pessoa em outra no photoshop, mas tirar aquela espinha que apareceu justo no dia daquela foto, não custa. Hoje em dia com tantos programas gratuitos, uma boa dica é photoshop online.

14. Descontraia a pessoa.

Converse com o fotografado o mínimo pra descobrir algum assunto em comum, quando você tira o foco da foto e fala sobre coisas que as pessoas gostam, geralmente elas ficam mais descontraídas e as chances de você pegar uma pose mais natural aumenta bastante.

15. Fique atento a iluminação do local

Evite fotografar pessoas em lugares muito claros e preste atenção na posição do sol, pois poderá criar efeitos alternados entre claros e escuros na foto.  Prefira fotografar uma pessoa na posição oposta do sol em uma posição que não seja incômoda, para que não corra nenhum risco de haver os olhos fechados por causa da forte luminosidade. Trabalhar com sombras ajudam a mostrar os detalhes do rosto com clareza.

Caso o ambiente tenha pouca iluminação ou feita em horário noturno, é indicado ler o manual da sua câmera e configurar o flash corretamente, evitando que o fundo da fotografia fique muito escuro.

Atente-se a existência de sombras indesejadas, que possam surgir no momento em que a fotografia for tirada.

16. Busque a luz natural, evite o flash.

O flash, principalmente embutido das máquinas, são péssimos para fotografar pessoas próximas, eles possuem uma distância mínima (que está no manual) pra evitar criar verdadeiros fantasmas, mas mesmo na distância correta ele não trás bons resultados. Não tem jeito? Use um difusor, vale copo plástico, papel de cigarro, folha de papel branca na frente, qualquer artifício pra fazer a luz ficar mais difusa.

Boas fotos!

Artigo de: http://fotodicasbrasil.com.br

Comments

comments